De Cabinda à diáspora, a beleza angolana vai dando cartas a cada dia que passa. Prova disso foi a apresentação das 26 candidatas a Miss Angola 2013, esta quinta-feira, 6 de Dezembro no Café Del Mar, num cocktail para a imprensa.
São todas lindas e todas têm o mesmo sonho, ser a próxima representante da terra da Palanca e quiçá alcançar o feito de Leila Lopes, a ainda Miss Universo.
Ao som da voz rouca e envolvente de Kizua Gourgel, a apresentação das 26 candidatas decorreu num dos espaços mais "in" de Luanda, o Café Del Mar, com familiares e amigos das beldades e promete um concurso bem disputado, a 21 de Dezembro.
Com Kizua e as ondas do mar a bater ali tão perto, falámos com duas candidatas que garantem ter tudo para representarem a beleza da mulher angolana.
Do Huambo chegou Irene Bándua, tem 21 anos e quer dar à sua província uam coroa que nunca antes foi arrebatada por uma representante do Planalto Central. Irene contou-nos com muito entusiasmo que as quatro semanas de preparação têm sido muito intensas e que tem a certeza de que preenche os requisitos para ser a próxima Miss Angola.
Ser bela por dentro e por fora, inteligente, culta e educada é o que é preciso, segundo a jovem estudante de Gestão de Empresas, para ganhar a coroa.
Como Miss Huambo tem levado a cabo o projecto da luta contra a violência doméstica e pretende continuar, ganhando ou não o concurso.
O sonho de ser actriz
Com um sotaque meio abrazileirado, um sorriso de menina e uma voz ainda trémula, Cláudia Augusto é uma das representantes da diáspora (Brasil).
O que Cláudia queria era ser actriz, mas todos os planos foram sendo desviados sem perceber para o tapete vermelho das misses!
"Eu queria era ser actriz. Fui inscrita por uma amiga e hoje estou aqui", confessa rindo.
A experiência única de chegar a esta fase aliada à experiência de amadurecer fora de casa, dão à candidata uma segurança notável.
Para a menina que estuda Teatro na Globo, no Rio de Janeiro, é importante ser carismática, estar muito atenta e acima de tudo ser inteligente para arrebatar a coroa.
Tem dois projectos como Miss, a luta contra o vírus do HIV-SIDA e trabalhar com o Ministério das Relações Exteriores para ajudar os angolanos que querem regressar ao país.