Concurso da Miss Mundo

O concurso da Miss Mundo nasceu na Grã-Bretanha em 1951, enquanto decorria o Festival of Britain, e teve de imediato grande aceitação do público pois gozou de uma audiência superior ao Campeonato do Mundo de Futebol e mesmo aos Jogos Olímpicos. Hoje em dia pode orgulhar-se de captar anualmente a atenção de mais de um bilião de pessoas em todo o mundo.

A Miss World Organization está sediada em Londres, onde as vencedoras vivem durante o ano do seu reinado, mas o evento é, todos os anos, realizado num País diferente e as vencedoras passam um ano a viajar como representantes do Miss World Organization e das suas causas.

As candidatas para participarem no concurso Miss World terão, no ano precedente, de ganhar os seus concursos nacionais ou de serem escolhidas através de um concurso nacional específico. Estes concursos são realizados pelos franqueados da Miss World Organization distribuídos pelo mundo inteiro. A final global consiste num evento de cerca de um mês de duração, com vários desfiles de gala preliminares, festas, jantares e outras actividades, culminando num evento final que é transmitido globalmente pela televisão e onde participam apenas 15/20 candidatas ao título.

Ao contrário da Miss Universo, a Miss Mundo não concede prémio de simpatia. Sob o lema Beauty with a purpose (Beleza com um propósito), lançado ainda nos anos 80, a Miss World Organization concede um número maior de prémios em relação ao concurso rival, todas com ênfase no lado social-cultural-desportivo das candidatas. Todos estes prémios são concedidos ainda na fase preliminar do concurso e as vencedoras asseguram presença nas semifinais. As restantes classificadas são escolhidas através de votos via Internet e, em alguns países, por SMS. Os números aparecem fixados nos trajes de todas as candidatas, divididas por grupos (Américas, Europa Setentrional, Europa Meridional, África e Ásia-Pacífico).

Como curiosidades saiba-se que a primeira Miss Mundo foi a Sueca Kiki Haakonson e que ela foi também a 1ª e última Miss Mundo a ser coroada em bikini. Em 1970 foi eleita Jennifer Hosten de Grenada a mulher mais bela do mundo. Nesse ano tanto a Miss Mundo como a Dama de Honor eram negras. Por último refira-se que foi apenas em 1980 que se começou a avaliar a personalidade e inteligência das concorrentes. A Miss Angola 2007, Micaela Reis, foi a Miss que o melhor resultado obteve para Angola no concurso Miss Mundo 2007, ficando em 2º. Lugar, perdendo somente para a vencedora, a chinesa Zhang Zilin.
 
O Comité Miss Angola, seguindo recomendações dos organizadores, e em função da grandiosidade e requinte dos Concursos Miss Mundo, passa a partir de 2012 a realizar um evento específico  para a eleição da Miss Angola Mundo, que será em Junho/Julho de cada ano, na ocasião da festa de Aniversário do Comité Miss Angola que em 2012 completa 10 anos desde a sua fundação.

icon_emailShare Enviar por email
icon_print Imprimir
icon_increaseTxt
icon_decreaseTxt