Instrumentos Musicais Angolanos - Cordafónicos

Os cordafones são instrumentos cujo som é obtido através da vibração de uma corda tencionada quando beliscada, percutida ou friccionada.

• Hungu (Berimbau) - É constituído por um arco, que tem amarrado à sua base uma cabaça com o fundo cortado. Este instrumento foi levado pelos escravos para o Brasil, onde tem o nome de Berimbau e serve para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira. É utilizado entre os Mbundu, Ovambo, Nyaneka, Humbi e Khoisan. O Hungu é um instrumento de corda, de origem angolana, também conhecido como berimbau em grande parte do continente africano. Em Angola também é conhecido por m’bolumbumba. É constituído por uma vara em arco, de madeira ou verga, com um comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Na sua base é amarrada uma cabaça com o fundo cortado que funciona como caixa-de-ressonância. O tocador de hungo usa a mão esquerda para sustentar o conjunto e pratica movimentos de vai e vem contra o ventre, utilizando uma pedra ou uma moeda (dobrão), para pressionar o fio. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.

• Kakocha - Uma espécie de violino com três cordas.

• Tchihumba - Instrumento constituído por cinco ou mais cordas de mateba ligadas às hastes e a uma caixa de ressonância. Segura-se com uma das mãos e toca-se com os polegares. É utilizado entre os Mbundu, Ovambo, Nyaneka e Humbi.


icon_emailShare Enviar por email
icon_print Imprimir
icon_increaseTxt
icon_decreaseTxt