Instrumentos Musicais Angolanos - Idiofónicos

Os idiofones são instrumentos em que o som é provocado pela vibração do corpo do instrumento, sem a necessidade de nenhuma tensão externa, as suas qualidades tímbricas dependem da elasticidade dos seus materiais. Existem três tipos de percussão, de entre-choque e os sacudidos.

• Bavugu - instrumento corrente do grupo Kung. É constituído por três cabaças untadas, num conjunto baseado no jogo de ar comprimido e descomprimido, tangido por uma mão num dos orifícios, enquanto que o outro orifício, é coberto e descoberto, num movimento de vai e vem contra uma das coxas da perna.

• Kissange - Também conhecido por mbira, kalimba ou sansa, é um instrumento de som fluido, é muito utilizado durante caminhadas longas ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira. É construído sobre uma tábua harmónica com poucos centímetros de espessura, de forma rectangular, onde se fixam uma série de lamelas que podem ser de bambu ou metal, cada uma com um tamanho diferente produzindo notas distintas, presas a um cavalete metálico. Por cima do cavalete é colocado um travessão, no sentido transversal, apertado por ganchos. As lamelas, regra geral, são espatuladas ligeiramente levantadas dos lados. A sua construção varia consoante a região e a etnia, podendo ou não usar caixa-de-ressonância, as escalas também variam consoante o numero de lamelas.

Estão identificadas, pelo menos cinco variantes de Kisange, podendo ir das sete às vinte e duas palhetas. O mais disseminado é constituído por uma série de nove lâminas ficando a lâmina maior ao centro e com quatro lâminas de cada lado que vão reduzindo de tamanho do centro para as pontas. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado beliscando as lamelas com o polegar de cada uma. Alguns grandes tocadores chegam a utilizar os indicadores. Também é chamado mbwetete, quando é feito à base de bambu. É

um instrumento de som fluido, muito utilizado durante caminhadas longas ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias à volta da fogueira. O kisanji é oriundo de Angola, onde em algumas regiões é conhecido pelo nome de tyitanzi. Existem variantes do instrumento em outras regiões de África, erradamente confundidos com o kisanji, já que são diferentes na sua estrutura e construção.

• Maraca ou Saxi - é normalmente feito de maboque. Depois de seco fazem-se uns pequenos orifícios e coloca-se no seu interior sementes secas ou missangas. A maraca é um idiofone de agitamento, constituído por uma bola que pode ser de cartão, plástico ou até uma cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa e uma pega. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar, quando tocadas. Normalmente, são tocadas aos pares - com uma maraca em cada mão- agitando-as, embora também possam ser tocadas rodando-as lentamente. Este instrumento é típico das danças latino-americanas. É conhecido por outros nomes nos países da América Latina: asson ou tcha-tcha no Haiti, alfandoque, carangano ou geraza na Colômbia, nasisi no Panamá e sonajas no México, bapo ou carcaxa no Brasil, chinchin na Guatemala, dadoo na Venezuela, huada no Chile e maruga em Cuba.

• Marimba - É semelhante ao xilofone, feito com lamelas de madeira, normalmente de pau-santo ou pau-rosa que, ao serem percutidas com baquetes, produzem um som doce e melodioso. As marimbas são de origem Angolana, já em existência há centenas de anos. No século XVI, o intercâmbio com as Américas levou a marimba à América Central, onde foi adoptada e faz hoje parte da música de vários países centro-americanos, especialmente a Guatemala, o México e a Nicarágua. O instrumento geralmente é tocado com duas a seis baquetas revestidas de lã ou feltro, podendo ainda ser percutido com as mãos.

• Reco-reco - É construído em madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. O som é produzido por meio de fricção de uma pequena vareta.

• Mondo - Muito utilizado entre os Mbundu.


icon_emailShare Enviar por email
icon_print Imprimir
icon_increaseTxt
icon_decreaseTxt